top of page

Localizada em São Paulo (SP), a Editora Enguaguaçu é uma empresa voltada para a publicação de livros em várias áreas do conhecimento – com ênfase em teologia, filosofia e educação –, a fim de contribuir para o enriquecimento e o fortalecimento da cultura e da educação no Brasil.
A ênfase em teologia, filosofia e educação busca preservar traços da mais antiga tradição de pensamento ocidental, que remonta à Grécia clássica. As reflexões de pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles sobre o mundo e a existência são marcadas pelo equilíbrio entre a racionalidade e o reconhecimento do suprassensível, entre o que se consagrou denominar filosofia e teologia – dois campos do pensar que, na Antiguidade grega, estavam intimamente unidos –, e pela preocupação fundamental de entender o que é o ser humano e como realizar a sua plena formação, o que se chama educação. A Editora Enguaguaçu acredita que, embora eclipsada pelo racionalismo e pelo materialismo exacerbados ainda resistentes na sociedade ocidental contemporânea, essa tradição continua a ser uma das formas mais eficazes de se aproximar do conhecimento de todas as coisas, “divinas e humanas”, e de se aprofundar na enigmática realidade que são o ser humano, suas origens, possíveis fins e formas de agir.
Já o nome da editora presta homenagem à cidade de Santos, no litoral paulista. Enguaguaçu era como se chamava o sítio onde o explorador português Braz Cubas (1507-1592) estabeleceu as bases e deu início, em 1543, à então vila de Santos, construindo um porto, uma capela e o hospital Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos – origem do nome da comunidade, que substituiu a denominação indígena, de acordo com parte dos historiadores.
Em tupi antigo, enguaguaçu significa “baía grande”, numa referência à larga enseada que se forma na saída do canal de Bertioga, defronte ao território habitado nas primeiras décadas do século 16 por índios e degredados portugueses, que já o chamavam de Enguaguaçu.
No símbolo da Editora Enguaguaçu, esse território aparece destacado. O símbolo reproduz os contornos do mapa da Ilha de São Vicente, onde estão assentadas atualmente as cidades de Santos e São Vicente. À direita, vê-se a longa faixa de praias, interrompida pelos acidentes geográficos conhecidos como Ilha de Urubuqueçaba e Ilha Porchat. Acima, a linha do porto de Santos e, à esquerda, em hachuras, os limites da Enguaguaçu original. Cerca de dois terços da ilha – a parte de cima do mapa – são hoje ocupados pela cidade de Santos, enquanto o restante pertence ao município de São Vicente.
A Editora Enguaguaçu iniciou suas atividades oficialmente em março de 2022.
 
Conselho Editorial
O Conselho Editorial da Editora Enguaguaçu está assim formado:

Diretoria
Chie Hirose
Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Gabriel Perissé
Pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Roberto Carlos Gomes de Castro
Pós-doutor pela Faculdade de Educação da USP


Membros
Aida Hanania 
Professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Alexandre Medeiros
Diretor do Centro de Estudos Júlio Verne, em Diadema (SP)

Enio Starosky
Diretor do Colégio Luterano de São Paulo

Jean Lauand
Professor titular da Faculdade de Educação da USP

João Sérgio Lauand
Doutor pela Faculdade de Educação da USP

Jonathas Ramos de Castro
Doutor pela Faculdade de Direito da USP
Lucas Serniker de Melo Goes
Doutorando da Universidade do Minho, em Portugal

Nádia Wacila H. Vianna
Professora titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias da USP

Sílvia M. Gasparian Colello
Professora titular da Faculdade de Educação da USP

Sylvio R. G. Horta
Professor doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Vitor Chaves de Souza
Professor doutor da Universidade Federal da Paraíba

bottom of page